• (61) 3967-7781

Sondagens eletrorresistivas

A medição de eletrorresistividade é utilizada para o mapeamento de solo a partir das propriedades elétricas dos materiais em superfície, para detecção do topo rochoso além de possíveis variabilidades apresentadas pelo terreno ao longo de sua profundidade. A SCCAP Engenharia tem orgulho de ser umas das empresas pioneiras na execução deste tipo de ensaio na região Centro-Oeste.

A partir de injeções de corrente elétrica artificial em pontos da área investigada (por eletrodos metálicos), realiza-se a determinação da resistividade elétrica aparente dos materiais em pontos da superfície (pela resposta elétrica das diferentes camadas). Com o uso de tecnologias de processamento cada vez mais avançadas, este tipo de ensaio tem se tornado essencial na busca de projetos de fundações otimizados, principalmente em terrenos de grande variabilidade geológico-geotécnica.

A SCCAP Engenharia possui equipamentos para investigação de até 40 metros de profundidade, tendo como principal foco as obras de construção civil, ferrovias e barragens.

FIGURA 1 – Equipamento SYSCAL KID

FIGURA 2 – Processo de cravação dos eletrodos

FIGURA 3 – Execução de ensaio em terrenos de difícil acesso e com interferências

FIGURA 4 – Processamento de dados in loco

FIGURA 5 – Resultado de uma linha de sondagem eletrorresistiva